O Programa de Estágios Internacionais dá à sua organização a oportunidade de atrair estudantes internacionais altamente qualificados com o conhecimento dos mercados externos, experiência profissional específica e perspectivas que não podem ser encontradas na mão-de-obra portuguesa.

Um estagiário internacional pode ser muito valioso se a sua organização está à procura de:

  • Conhecimento específico de um determinado país para apoiar os planos de exportação ou de expansão
  • Conhecimento de negócios externos para melhorar as operações internacionais ou relações comerciais
  • Empregados qualificados com um conhecimento específico, como TI, marketing ou finanças
  • Fontes de pesquisa e retenção de estudantes sem a necessidade de providenciar todas as formalidades.

A AIESEC organiza visto, licença de trabalho, habitação e apoio social. Os nossos serviços são dirigidos para minimizar os incómodos administrativos que podem ser associados com a contratação de estagiários internacionais. O nosso processo de integração na comunidade permite que os estagiários se adaptem facilmente ao trabalho e à vida em Portugal, garantindo que eles fazem uma contribuição imediata para a sua organização.

 

Conhecimento dos Mercados Estrangeiros

Você quer expandir ou exportar para novos mercados, ou fortalecer seu negócio internacional já existente? Os estagiários internacionais podem contribuir para os seus planos internacionais e internacionalização da sua organização de várias maneiras.

Expansão Internacional ou Exportar para Novos Mercados

Se a sua organização tem os produtos e capacidade para exportação ou expansão, é altura de adquirir conhecimentos e recursos ou contactos para o seu mercado específico. Um estagiário desse país é a maneira perfeita para explorar as possibilidades e oportunidades através da realização de uma pesquisa de mercado. Eles são valiosos pelas seguintes razões:

  • Bom conhecimento do mercado local para identificar potenciais clientes e/ou parceiros;
  • Conhecimento da língua, cultura e dos costumes locais para obter fácil acesso e contactos;
  • Conhecimento das formalidades locais, licenças, termos de entrega e pagamentos.

Fortaleça os Seus Negócios nos Mercados Externos Existentes

Quando a sua empresa já está presente num mercado estrangeiro e tenciona melhorar e desenvolver as suas actividades, a contratação de um estagiário internacional é a maneira perfeita de o fazer:

  • Melhorar o relacionamento com os seus actuais parceiros de negócio ou com as suas unidades locais;
  • Explorar formas de melhorar os canais de distribuição ou a gestão dos mesmos;
  • Formar o estagiário em Portugal, com o objectivo de empregá-lo/a no seu país de origem;
  • Criar uma estratégia de marketing nova ou melhorada.

Perspectiva Internacional

Estagiários Internacionais trazem uma perspectiva internacional para o seu local de trabalho. Devido aos seus diferentes backgrounds, eles têm formas diferentes das nossas de abordar o trabalho. Desta forma, estes podem adicionar novas perspectivas no local de trabalho e melhorar o dia-a-dia do seu negócio. Os estagiários internacionais irão enriquecer a cultura de trabalho da empresa, diversificando na maneira de ver os mercados mundiais e capacitar a sua empresa com a energia da inovação.

 

Conhecimentos Específicos

Por todo mundo estamos ligados a cerca de 1700 universidades, cada uma com as suas especialidades a nível académico. Ao contratar um estagiário internacional com um background académico específico, estará a adquirir conhecimentos que poderão acrescentar algo à sua organização ou empresa. O estagiário poderá ser crucial na adição de novos conhecimentos no seu staff ou mesmo contribuir em projectos de curto prazo.

 

Nossos Serviços

Os nossos serviços são direccionados para efectuar um encontro perfeito entre as necessidades da sua organização e dos nossos estudantes/recém-licenciados. O processo dematch entre a sua empresa e um estudante que vai de encontro ao vosso perfil desejado é o seguinte:

1. Identificação de Perfil

Após acordar em receber um estagiário internacional, você define uma tarefa e o perfil do candidato com base nas suas necessidades, preenchendo uma job description para o efeito.

2. Filtragem Interna

O seu gestor de conta irá procurar por estagiários que se enquadrem no perfil que definiu. Todos os candidatos a estágio que chegam à na nossa pool passaram por uma série de entrevistas e por uma review board no seu país de origem. Isto é feito para garantir que todos os candidatos a estágio são qualificados para os trabalhos e que são pessoas profissionais.

3. Seleção de Candidatos

Uma pequena lista de candidatos lhe será apresentada dentro de poucas semanas. Após um telefonema ou uma entrevista online, você decide se está disposto a empregar o candidato. Se não considerar nenhum dos candidatos adequado para o trabalho, uma nova lista de candidatos será apresentada.

4. Visto e Licenças de Trabalho

A AIESEC tratará do visto e das licenças de trabalho, sempre que necessário. Excecionalmente, poderá ser-vos pedidodeterminados documentos necessários para a obtenção do visto ou das licenças.

5. Preparação Pré-Chegada e Acomodação

A AIESEC ainda no país de origem do estagiário, apoia-o com formações e uma intensa preparação cultural. A AIESEC in FEP garante acomodações apropriadas para o estagiário.

6. Receção do Estagiário

Aquando a chegada do estagiário, efetuaremos as várias diligências necessárias, nomeadamente: rececão no aeroporto, registo no município, seguros necessários e abrir conta bancária.

7. Primeiro Dia de Trabalho

No primeiro dia de trabalho, o estagiário irá ser acompanhado pelo membro da AIESEC que estará responsável por ele durante o estágio.

8. Integração

Nós iremos providenciar actividades para o estagiário descobrir e conectar-se com a cultura portuguesa. O seu estagiário terá assim a oportunidade de interagir com os membros da AIESEC em Portugal e com os outros estagiários internacionais presentes no nosso país.

9. Avaliação

De forma a conseguirmos manter um serviço de alta qualidade, nós fazemos avaliações periódicas, da empresa e do estagiário. As avaliações serão efectuadas no início, durante e depois do estágio.

 

Duração e Flexibilidade

A duração do estágio varia entre os 2 e os 12 meses, dando à organização a flexibilidade para definir durações máximas e mínimas. Os estagiários podem começar a qualquer altura do ano. Leva cerca de dois a quatro meses para trazer o estagiário, dependendo do país de origem.